Seu imóvel foi ou irá à Leilão? Evite sua perda!
Realizou financiamento imobiliário e não consegue pagar as prestações? Seu imóvel vai para leilão? Saiba como evitar a perda do seu imóvel.

A maioria dos financiamentos imobiliários realizados no país envolvem a alienação fiduciária, procedimento ao qual o imóvel é dado como garantia para pagamento do débito e fica em nome do banco até que a dívida seja totalmente quitada. O leilão ocorre quando o devedor não consegue cumprir com suas obrigações contratuais e fica em atraso no pagamento das parcelas de financiamento. Muitas pessoas nos perguntam: “Meu imóvel foi a leilão o que fazer?”. Grande parte dos financiamentos imobiliários que vão a leilão se incluem na categoria do MCMV (Minha casa, minha vida), programa do governo federal de subsídio à moradia popular. Continue a leitura e entenda como evitar a perda do seu imóvel com ajuda de um especialista.
Escritório Especializado em Direito Imobiliário
Como podemos ajudar?
- Não consegue pagar as prestações do financiamento do seu imóvel?
- Está endividado?
- Perdeu seu emprego?
- Diminuiu sua renda familiar?
- Seu orçamento está apertado?
- Adoecimento em sua família?
- Não se planejou financeiramente para aquisição do imóvel?
- Gostaria de refinanciar sua dívida?
Existem maneiras de evitar que seu imóvel seja levado para leilão. Se você está passando por algum desses problemas, nós podemos te ajudar.
O que devo fazer em caso de atraso de pagamento das parcelas do financiamento?
É fundamental, nestes casos, realizar contato imediato com seu banco, pois existem casos em que o cliente inadimplente consegue refinanciar o valor devido. Vale lembrar que o banco não é obrigado a aceitar essa renegociação. Em alguns casos, outra opção seria a utilização do FGTS com a fim de amortizar o saldo devedor e diminuir as parcelas do seu financiamento. Outra alternativa é o adquirente devedor transferir seu financiamento a um terceiro interessado. Para que essa transferência ocorra, basta apenas que este terceiro interessado cumpra com todos os requisitos do banco.
Como funciona o leilão extrajudicial? Quais prazos legais?
Normalmente o prazo que o agente financiador leva para notificar seus clientes inadimplentes varia de 60 a 90 dias após o vencimento da primeira fatura atrasada. Após a notificação, o adquirente consumidor precisa pagar o seu débito em até 15 dias, caso contrário, o banco solicita ao cartório a propriedade definitiva do imóvel, que é concedida automaticamente. Passados 30 dias da constituição da propriedade, o banco deverá notificar o devedor, seja pessoal, por correspondência ou por e-mail, acerca do dia, horário e local da sua realização.
Meu imóvel foi a leilão o que fazer? Tem como cancelar ou suspender leilão extrajudicial?
Em alguns casos recomenda-se ajuizamento de ação, objetivando suspenção ou cancelamento do leilão. Havendo irregularidades, é possível manter-se no imóvel mesmo que esse já tenha sido arrematado.
PRECISANDO DE ACOMPANHAMENTO PROFISSIONAL?
SE VOCÊ ESTÁ PASSANDO POR UM DOS PROBLEMAS ABAIXO PODEMOS TE AJUDAR

Não espere ficar inadimplente para procurar o banco.

Após a notificação emitida pelo banco, você terá 15 dias para quitar sua dívida.

Verifique com seu advogado se ocorreu algum ato que possa invalidar ou suspender o leilão do seu imóvel.
Ao notar a possibilidade de inadimplência da parcela do financiamento do seu imóvel, procure sempre a orientação de um advogado especializado.
Sobre a Topal Advocacia

A Topal Advocacia é um escritório especializado no mercado imobiliário, com destaque em retomada, recuperação e regularização de empreendimentos no setor da construção civil.
Nossa equipe é formada por advogados especializados na Advocacia cível especialmente na área imobiliária, consumerista, trabalhista e tributária voltada para a solução e viabilização de negócios imobiliários sempre em defesa dos direitos do consumidor